Nikko - A cidade dos templos e dos santuários
Nikko

Nikko

Os templos de Nikko são o melhor reflexo da arquitetura tradicional japonesa e se encontram a apenas 130 quilômetros de Tóquio.

A cerca de meia hora da capital da capital da prefeitura de Tochigi se encontra Nikko, uma das cidades mais interessantes do Japão, com uma população de 84.197 habitantes. Apesar do seu pequeno tamanho, a importância de Nikko reside nas suas atrações turísticas: os templos e o Parque Nacional de Nikko.

Se você é um amante da natureza, ficará encantado com as cataratas do parque, as montanhas Nantai e Nikko-Shirane e o Lago Chūzenji.

Os santuários de Nikko

Os templos de Nikko, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, se encontram no Parque Natural de Nikko e se tornaram na principal atração turística da cidade. Se trata de 103 estruturas sagradas num complexo que abriga dois santuários xintoístas e um templo budista.

O templo Rinno-ji de Nikko é outro dos monumentos principais da cidade. Se destaca a rica decoração dourada da Sala dos três budas, com mais de 1200 anos de antiguidade. Ao passear por Nikko, não pode deixar de ver a ponte sagrada de Shinkyo do santuário Futarasan. Uma verdadeira joia da arquitetura japonesa!

Por último, o santuário Toshogu irá surpreender você por seu grande pagode de cinco pisos que coroa a entrada. Construído em 1617 para honrar o governador xogum Tokugawa, este templo abriga os restos do líder, assim como talhas de madeira de grande valor.

Os três macacos de Nikko

É necessário destacar os três macacos talhados em madeira do santuário de Toshogu. Cada um aparece numa postura diferente, tapando-se as orelhas, a boca e os olhos. Não lhe parece familiar? Estes três macacos representam uma das principais diretrizes da cultura japonesa para alcançar a vida plena: "não falar com o diabo, não ver o diabo e não escutar o diabo".

Ainda que esta máxima venha do confucionismo chinês, a sua associação com os macacos de Nikko vem de um curioso jogo de palavras em japonês. A tradução de "não vejas, não ouças, não fales" é "mizaru, kikazaru, iwazaru". "Zaru" também significa macaco, pelo que a ideia destes três macacos surgiu deste jogo de palavras, inspirado nos macacos do santuário de Nikko.

Como chegar a Nikko saindo de Tóquio

A melhor forma de conhecer a importância arquitetônica de Nikko é reservar uma excursão saindo de Tóquio com um guia em português. Assim, você desfrutará ao máximo do encanto da cidade. Você poderá reservar a excursão diretamente na nossa web: